PROENÇA-A-NOVA E PERAL
União das Freguesias homenageia ex-autarcas
A União das Freguesias de Proença-a-Nova e Peral promoveu uma homenagem aos ex-autarcas da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova, que ocuparam o cargo desde 1976.
Assim, no salão nobre da autarquia foi inaugurada a galeria dos presidentes, que integra quadros com as fotografias de Marcolino Farinha Jorge (1976-1979), Manuel Ribeiro Jacinto (1979-1985), António João Mendonça (1986-1990), José Maria Cristóvão (1990-1994), João Manuel Cardoso Dias (1994-2000) e José Roque Martins (2000-2013).
Recorde-se que desde 2013 a autarquia é presidida por Jorge Alves Cardoso, que deixou uma saudação especial a todos os que o antecederam, lembrando a memória do já falecido João Dias, que disse “ter deixado uma marca”. Jorge Alves Cardoso afirmou também que a homenagem era singela, mas “representa o que representa”, realçando que vicissitudes de última hora atrasaram esta cerimónia. Elogiou o trabalho dos ex-autarcas, pois muitos trabalharam, em prol da causa pública, “sem vencimento, muitas vezes em prejuízo da vida familiar e da própria saúde”.
Por seu lado, a presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Paula Tavares, saudou todos os presentes.
O vereador João Manso, que representou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, afirmou que “estamos sempre a tempo de reconhecer o trabalho dos ex-autarcas, cujo trabalho teve impacto no território e fizeram com que Proença crescesse. Trabalharam para as pessoas, pugnaram para que Proença chegasse, 40 anos depois, àquilo que é hoje”, frisou, relembrando que que as juntas não possuem as verbas dos municípios, por isso deve haver parcerias entre as duas instituições, e funcionar de forma articulada.